sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Battlefield 3: alguém leva o solo a sério?

Certo, BF3 é um jogo FPS multiplayer. Ponto. E para os novatos? Como eles fazem para aprender os comandos básicos e como se portar frente ao combate frenético oferecido pelo jogo?

O modo solo, em títulos como BF3 ou CoD:MW3, até certo ponto, é uma forma de convidar aquele que não conhece o título, ou o tipo de jogo, para avaliar o quão preparado ele pode estar para enfrentar o combate "real".

Também permite a ele conhecer melhor seu próprio estilo de jogo, estratégias e armas preferidas, o que pode oferecer uma grande vantagem frente a um universo, a princípio, desconhecido.

Reservei algumas horas do meu tempo para verificar o que se oferece para os novatos nestes títulos, e o que vi não é surpreendente. Como é que você motiva um jogador a aprender mais sobre o jogo com histórias superficiais e pouco desafio? A série CoD:MW se esforça em valorizar a campanha solo, oferecendo uma experiência quase cinematográfica, onde o jogador tem uma grande sensação de imersão, que vale a pena.

Já BF nunca observou o novato, ou a experiência do solitário, que terá em suas mãos um título que, daqui a uns dois anos, ou menos, não terá mais nenhum servidor multiplayer para tentar se divertir, mesmo que quisesse. E não terá nada, porque o jogo é apenas multiplayer.

Os desenvolvedores de BF3 disseram que, apesar do seu foco ser no multiplayer, a campanha solo está presente, e ajudará o jogador a conhecer e envolver-se com a franquia. Sinceramente, duvido muito.

Principalmente porque, apesar dos gráficos sensacionais, e até mesmo de sequências "Hollywoodianas", o jogo não consegue se aproximar da tensão e agilidade do modo multiplayer. Os inimigos seguem "scripts" rígidos, e, depois de alguns minutos, é possível adivinhar de onde eles virão. As missões também são extremamente lineares e não permitem liberdade de movimento pelo cenário.

Onde está o trabalho de time e a liberdade de escolha para levar a cabo sua missão? A variedade de perfis (médico, engenheiro, atirador de elite, infantaria) é um dos elementos fundamentais do sucesso no multiplayer, e pouco ou nada disso é sentido na campanha solo.

Para o modo multiplayer, vou deixar nossos colegas especialistas trazerem as boas novas. E prometem ser boas mesmo.

Fonte: Eurogamer