quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rumor: Battlefield 3 será vendido no Steam

É pessoal, o apressado come cru. Vou contar um pouco da história para quem não acompanhou o desenrolar dos acontecimentos.

Meses atrás, EA lançava Crysis 2 na loja online de jogos Steam, gerenciada pela Valve. A Valve é aquela empresa que só nos deu alegria produzindo Half-Life, Left 4 Dead, Portal, Team Fortress, Alien Swarm, entre outros. Após um tempo de muitas vendas de Crysis 2 no Steam, a EA resolveu lançar dois pacotes adicionais para download, cobrando US$ 10,00 por cada um. Em um deles, o jogador ganhava quatro mapas e no outro, mais quatro mapas e uma arma de Crysis, a FY71. O problema é que estes dois pacotes de expansão foram vendidos dentro do jogo, através do MyCrysis. Com isso a Valve não ganha por essas vendas e como ninguém faz nada de graça, as coisas esquentaram entre as duas gigantes.


A Valve se defendeu alegando que esta postura vai contra as regras da loja, pois todos os pacotes de expansão por donwload (DLC) deveriam ser comercializados através do Steam. A EA discordou, querendo vender tudo dentro do ambiente do próprio jogo. Depois das duas trocarem muitos tapas, Crysis 2 foi retirado do Steam. Em seguida, a EA decidiu que não venderia o título mais esperando do ano, Battlefield 3, no Steam, mas sim na sua loja online, a origin.com.

Com isso, o software de gerenciamento de jogos da EA, que sempre foi e ainda é, penoso de ser utilizado, ganharia a atenção dos jogadores. Eu até tenho esperança de que eles vão melhorar ainda mais o Origin para que chegue um pouco mais perto do que é o Steam, mas parece que ainda há um longo caminho pela frente. E como eu tenho centenas de jogos, parte deles no Steam e parte deles na versão "caixinha", não queria fragmentar ainda mais minha coleção enfiando jogos no Origin. Mas foi o jeito. Eu adoro as versões em caixa, especialmente as de colecionador (alguém aí viu a de Crysis 2?).

O rumor que anda circulando os sites de jogos veio de um anônimo da Valve e diz que as negociações entre a EA e a Valve estão caminhando para um acordo. Deste acordo resultaria a venda de Battlefield 3 através do Steam. Ainda segundo este rumor, Battlefield 3 estaria disponível após o lançamento do jogo, dia 25 deste mês. Será?