terça-feira, 18 de outubro de 2011

Syndicate com nova inspiração

O estúdio Starbreeze e a EA resolveram ressuscitar Syndicate, como já informamos aqui. Até aí tudo bem. Logo se pensa que os criadores do original talvez tivessem emprestado parte da sua mente criativa para colaborar com a nova equipe. Não foi isso que aconteceu.

Antes de começar, vale a pena dar uma olhada no vídeo a seguir, para comparação.



Peter Molyneux, produtor do jogo original e veterano em desenvolvimento de jogos, ofereceu sua experiência para ajudar os desenvolvedores do remake, mas foi recusado. O diretor de arte da nova versão, John Miles, informou que nem ele, nem a EA procuraram os criadores do original, mas tiveram o envolvimento de alguns veteranos da antiga Bullfrog, que agora trabalham para parceiros da EA, entre eles a Starbreeze.

A mudança de um jogo de estratégia isométrico para um FPS chocou alguns fãs mais fervorosos, mas isso já era esperado. Miles afirma que estavam preparados para isso, e que não queria fazer uma cópia do jogo antigo. Ele também espera que os fãs do original percebam que essa pode ser uma nova experiência, situada no mesmo universo e com trama semelhante ao que se tinha no anterior. Sinceramente, não vai colar.

Outro probleminha enfrentado por Syndicate é sua proximidade, em termos de ambientação, com o já popular Deus Ex: Human Revolution. Um futuro sombrio, corporações, implantes e ciborgues. Se Syndicate não mostrar a que veio, não terá como tomar a cadeira que já foi ocupada.

Acredito que o caminho seguido foi errado. Talvez um RPG futurista, mantendo o mesmo esquadrão com 4 ciborgues, até mesmo com multiplayer, mas um FPS... talvez a mudança tenha sido radical demais. Quem sabe não estou enganado e acaba dando certo?

Fonte: Eurogamer