Ainda sem data para seu lançamento oficial, como qualquer jogo da Blizzard, Diablo III já tem uma página com as novidades no modo de jogar e nos elementos que vão ajudar, ou desafiar, o jogador na continuação da saga.
Classes
Teremos 5 classes disponíveis, sendo que quatro são totalmente novas. Outro ponto interessante: todas as classes possuem os dois gêneros, permitindo que os machões joguem com classes que tinham aparência feminina, e que as nossas queridas jogadoras possam estraçalhar os inimigos sem descer do salto.
Cada classe agora tem uma fonte de energia diferenciada, de acordo com seu estilo de combate. Faz bem mais sentido que bárbaros utilizando mana...
Elas são:
- Barbarian: bom e velho guerreiro hack/slash, favorito de muitos.
- Demon Hunter: especialista em ataques à distância, lembrando a antiga Rogue, ou a Amazon.
- Monk: esta nova classe de melee vem substituir o Paladin, de DII, e o Druid, de LoD.
- Witch Doctor: para os fãs do Necromancer, essa pode ser a classe substituta, com um visual shamanista, lembrando os Trolls de WoW.
- Wizard: a classe spellcaster que entra no lugar do Sorcerer de Diablo, e da Sorceress de DII.
No DIII, as runas estão associadas aos seus poderes, oferendo um controle sem precedentes sobre eles, alterando elementos de dano, precisão, área de efeito, adicionando efeitos, como stun e slow, e até mesmo alterando a natureza e aparência dos poderes.
Companheiros
Mesmo sendo todos corajosos e durões, às vezes uma horda de monstros pode ser difícil de encarar. Os companheiros são outros aventureiros tão corajosos quanto você que estão dispostos a lhe seguir na batalha contra os monstros do inferno.
Eles são semelhantes aos Henchmen que podiam ser contratados em DII, e podem ser equipados da mesma forma, mas possuem suas próprias habilidades que podem ser melhoradas e escolhidas de forma e lhe oferecer o melhor suporte ao longo dos combates.
Artesãos
À medida que você explorar os arredores de Sanctuary e ajudar as pessoas nas conhecidas side quests, alguns dos artesãos mais talentosos do mundo vão se oferecer para prestar seus serviços em sua jornada. Eles são capazes de utilizar os materiais que você encontrar na mata, ou restos aparentemente inúteis, em coisas úteis, criando armaduras ou combinando gemas.
Vale a pena investir tempo e dinheiro no treinamento dos artesãos, oferecendo bons materiais para eles trabalharem, para que eles possam lhe oferecer itens cada vez melhores.
Interação Simples
O gerenciamento do inventário e do personagem foram muito melhorados, para que o tempo seja usado enfrentando os monstros e não gerenciando sua mochila. Ao invés de acumular pontos e esperar o nível certo para montar sua árvore de habilidades, DIII permite que você faça um "respec" das suas habilidades a qualquer momento, permitindo experimentar com suas escolhas.
Você também pode compartilhar seus itens com seus outros personagens, apenas colocando-os em seu baú. Também tem novos itens para diminuir a confusão no seu inventário:
- Cauldron of Jordan: transforma itens em ouro (acabou o sofrimento com Town Portals...)
- Nephalem Cube: transforma seus itens em materiais para o Artesão (ainda vamos saber o potencial disso...)
- Stone of Recall: cria um portal bidirecional que lhe teleporta para a cidade e de volta. (Town Portal...)
Combate
DIII ainda é um jogo de clique-e-veja-o-sangue-jorrar, mas melhorado. A presença de habilidades defensivas em cada classe oferece mais possibilidades táticas, cooldown nas poções garantem que escolher seus alvos cuidadosamente e controlar o campo de batalha é tão importante quanto o que você leva para a batalha, e os globos de health espalhados mostram que mobilidade define a diferença entre vida e morte.
Além disso, a barra rápida foi melhorada, permitindo total customização dos atalhos e dos botões do mouse, facilitando o uso das habilidades.
Leilão
Itens são tão importantes em DIII como foram em todos os outros títulos da série. Adicionamos uma casa de leilões para realizar trocas de forma rápida, fácil e segura, evitando os abusos de antes.
Monstros e Itens
Afinal de contas, o que é Diablo sem uma pilha de monstros para destruirmos? Em DIII, uma variedade maior de monstros é prometida, e cada monstro terá seu próprio conjunto de habilidades destrutivas, algumas novas e outras já conhecidas.
A variedade de itens aleatórios, já conhecida na série Diablo ainda está mantida, e expandida com a adição de itens Lendários. A presença de 13 espaços para equipamentos (cabeça, ombros, tronco, pulsos, mãos, cintura, pernas, pés, as 3 jóias e as 2 armas nas mãos) permite milhares de combinações, muitos itens com habilidades únicas, e outras com propriedades nunca vistas antes.
A presença de equipamentos específicos de classe, como o One-handed Crossbow do Demon Hunter, e os Mojos dos Witch Hunters, ajudam a dar um toque especial a cada personagem.
Arenas PvP
Nas outras edições de Diablo, lutar com outros jogadores exigia algo como uma história armada. No DIII, existem arenas montadas onde os jogadores podem provar suas habilidades. As arenas em DIII são projetadas exclusivamente para combates entre jogadores, logo tem diferentes níveis e taxas de reposição de health, além de mecanismos de emparceiramento para equillibrar os combates.
Dificuldade
Os novos níveis avançados de dificuldade Nightmare e Hell adicionam novas opções de progressão ao jogo, que não podem ser seguidas no modo Normal. Entre as recompensas estão armaduras cada vez mais poderosas e intimidadoras, itens únicos potentes, runas de alto nível, e receitas exclusivas e upgrades para os artesãos. Os monstros também ficam progressivamente mais perigosos a cada nível.
No nível Inferno, apenas disponível após superar o nível Hell, os monstros são muito mais fortes que os jogadores, sendo um desafio épico, pensado apenas para jogadores que tenham alcançado o nível máximo do jogo, e oferece recompensas épicas também.
Achievements
Você poderá exibir suas conquistas com uma flâmula de batalha visível a todos os jogadores no Battle.net, representando visualmente suas vitórias no DIII. E você pode esperar mais adições ao fim do jogo, algumas que lhe levarão a perseguir objetivos únicos e alcançar mais glória no mundo de Sanctuary mais que antes.
História
Diablo sempre deu um toque macabro a um tema clássico - a batalha entre o bem e o mal - em um mundo de pessoas frágeis que, de alguma forma, perseveraram através do caos e tragédia. Em DIII, a equipe da Blizzard levou a história a novos níveis, explorando partes de Sanctuary apenas especuladas no passado.
Espero que esse resumo seja realmente um sinal de que a Blizzard cumpra uma promessa feita a 12 anos atrás, trazendo um desafio à altura da nossa expectativa.
Fonte: Diablo III