Depois de anunciar que não haverão mais expansões para DAII, a Bioware começou a divulgar as suas ideias para DA3.
Para começar, mudanças no visual dos seus companheiros. Em DA:O todos seus companheiros poderiam ser totalmente customizados, mas o número de visuais era extremamente limitado, pois a forma-base da armadura era sempre a mesma para um determinado tipo (leather, studded leather, full plate, scale armor, chain armor, etc.), mudando apenas algumas texturas e cores. Isso fazia com que, dependendo da sua equipe, todo mundo tinha o mesmo visual, mudando apenas o rosto; e isso levou alguns jogadores com talento em programação visual a criar "packs" de novas texturas para o jogo.
Já em DAII, a medida foi no outro extremo: cada companheiro teve um visual bem específico definido, que não pode ser mudado através dos equipamentos, somente através de interações sociais, e mesmo assim em detalhes quase imperceptíveis para a maioria. E isso sim causou muita confusão. Não bastasse o jogo não ter variedade de ambientação e cenários, nem nossos companheiros podiam mudar de visual?
Então porque não seguir o "caminho do meio": permitir customizar seus companheiros com peças de armadura, e ao mesmo tempo manter uma linha estética específica para cada um deles, mantendo sua "personalidade".
Vamos tomar como exemplo estes dois personagens, um Grey Warden e uma Seeker of the Chantry. A princípio eles possuem o seguinte visual:
No decorrer de nossas aventuras, encontramos uma peça de armadura para o peito e decidimos equipar em cada um deles para ver o que acontece:
Para essa mesma peça de armadura pesada, vamos conferir como pode ficar o visual de nossos companheiros, com a armadura completa:
Se quisermos equipar uma armadura de couro, com visual mais ladino, qual seria a aparência deles?
Como vocês puderam perceber, o conceito é de que a mesma peça de armadura terá um visual diferente, não dependendo apenas do gênero, mas do personagem! Isso sim será customização total, sem perder a identidade original do personagem.
É claro que essa mudança radical de visual, peça a peça, personagem a personagem, vai exigir muito mais arquivos, espaço em disco (atenção aos usuários de XBox e PS3), mas também vai trazer de volta o prazer de encontrar itens novos nas aventuras de DA3. Posso dizer, novamente, que a Bioware tem ouvido seus jogadores, e finalmente está surgindo uma luz no fim do túnel, após a escuridão deixada por DAII.
Fonte: Bioware Blog