Para os fãs da série Mass Effect, o lançamento de Mass Effect 3 nesta terça-feira, tornou o dia especial. Já era possível retomar a jornada do Comandante Shepard na luta contra os Reapers, ou então partir como um soldado "anônimo" para contribuir na batalha para salvação da galáxia.
Infelizmente tudo isso ficou parado algumas horas após o lançamento do jogo. Ainda sem informações claras sobre o que teria acontecido, os jogadores começaram a ver a tela ao lado, informando que os servidores da EA não estão acessíveis.
Singleplayer
Isso não interfere diretamente com o Singleplay, mas acabou por impedir a progressão do Galaxy at War, que impacta no desenrolar do jogo. Enquanto os servidores estavam abertos, já havia conseguido alterar o Galaxy Readiness de 50% para 62%, em poucas partidas do Multiplayer. E agora, que passei a jogar o single, recebo mensagens de que não é possível acessar certos conteúdos porque os servidores estão indisponíveis. Ou seja, eu posso jogar o Singleplayer, mas não poderei saber o que minhas ações no Multiplayer alteraram no decorrer do jogo. Resumindo, para um jogador detalhista como eu não será possível continuar o jogo, por não saber que diálogos serão alterados, que itens estarão ou não disponíveis, e assim em diante.
As primeiras impressões são de que o jogo está se aproximando cada vez mais de um filme, com excelentes cutscenes e diálogos mais longos, muita ação, com muito mais agilidade do que os títulos anteriores, e relativamente poucos pontos de decisão. Lembrando que percorri poucas horas. Os gráficos estão impressionantes, e, até o momento, a trilha sonora traz temas antigos e coisas novas. Em geral, o clima é muito triste no início do jogo, dada a perspectiva de fim dos tempos para todas as raças, mas acredito que ao longo do jogo, e a formação da nova equipe, as coisas devem se animar.
Multiplayer - por algumas horas...
Mas posso falar um pouco sobre o Multiplayer. Por experiência própria, pude comprovar nos últimos quinze dias que o sistema de jogabilidade multiplayer está muito bom e ágil, permitindo a escolha de diversas classes, enquanto que as raças tem que ser adquiridas através dos Packs (Starter, gratuito e entregue no início do Multiplayer, Recruit, Veteran e Spectre Packs). Com a abertura dos servidores oficiais, novos cenários e inimigos ficaram disponíveis, revelando toda a gama de desafios que o jogador poderá enfrentar.
Entre os inimigos temos os já conhecidos Geth, com novas unidades, as unidades da Cerberus, participantes do demo, e o exército dos Reapers, que conta com diversas unidades novas e desafiantes. Cada grupo traz diferentes unidades e demanda diferentes táticas de combate. E isso pode ser aliado ao nível de dificuldade da missão, que inclui Bronze, Silver e Golden, que é um desafio para jogadores mais experientes, com personagens de nível alto.
Finalmente...
Se não fosse pela falha dos servidores, que é uma limitação da visão da EA sobre seu público, e que poderia ter sido avaliada desde o demo, eu diria que o jogo está excelente. Vale a pena cada centavo.
Esperem mais informações e imagens nos próximos dias, se a EA nos permitir...
